Yansã, também conheida com Oyiá; representa a força dos ventos, dos raios e das tempestades. Orixá guerreira, possui um temperamento forte e dominador.
É sincretizada no Brasil como Santa Bárbara; mas possui outros sincretismos tais como: Santa Maria Madalena, Santa Catarina, Santa Martha, Santa Rita de Cássia, Santa Efigênia, Santa Edviges e Nuestra Senhora de La Candelaria na África.
Seu dia da semana é a quarta-feira , junto com o Orixá Xangô. Sua oferenda é o acarajé.
Yansã tem o domínio dos ventos, das tempestades e trovoadas. Seu dia consagrado é 4 de Dezembro, dia de Santa Bárbara.
Yansã se relaciona com todos os elementos da natureza. É a rainha dos lugares altos, onde sopra o vento puro. Divindade dos animais e dos espíritos que vivem nas selvas; aos quais domina com seu Iruquerê (feito com rabo de boi).
É considerada a “ mãe “ dos Egúns, a senhora dos axexês (ritual fúnebre), faz a ligação dos antepassados com os vivos; assegurando a continuidade do mundo com o além.
Possui grande fundamento com Obaluaê , por autar no reino dos mortos.
Na Umbanda, tem sua incorporação representada por caboclas guerreiras; e tem como seus principais símbolos : o raio, moinho, o cálice, a adaga, dentre outros.
Yansã é uma santa guerreira, e está sempre pronta para guerra, traz em sua mão direita uma adaganos livras dos inimigos e protege contra o mal.
Eparrei Oyiá!
Yá Vanessa Tì Jagun
02/12/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário