A umbanda possui em sua escência, a influência de três culturas principais, trazidas de algumas religiões.
* O cristianismo europeu: que introduziu o sincretismo religioso, pelo fato dos negros na época escravizados não poderem cultuar seus deuses como na África;
* A cultura negra africana propriamente dita, com o culto ao orixá vivo;
* e por fim a cultura vermelha ameríndia dos índios nativos do Brasil na época da colonização, através do conhecimento das ervas, das folhas e da natureza; dendo esta papel principal dentro da religião.
A palavra "Umbanda", é originada da Língua Quimbundo, encontrada em muitos dialetos Bantus, falados em Angola, Congo e Guiné. Seu significado é: - Umbanda: arte de curar (que vem de Kimbanda = curandeiro), ofício de ocultista; magia de curar!
Com a junção dessas três culturas, tornou-se missigenada; e seus cultos passaram a ser ritimados. E ao som dos atabaques os guias na umbanda vibram, trabalham, dão passes e consultas. Seu lema é a caridade, e sua linha de trabalho é uma só: Fazer o bem! A Umbanda não trabalha para o mal!
E através de seus guias, serem iluminados, encontramos palavras de conforto, orientações e soluções para todos os nosso males!
Saravá Umbanda!! Salve o Caboclo das Sete Encruzilhadas!!!
Yá Vanessa Tì Jagun - 03/11/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário