segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Saravá Umbanda!

A nossa querida Umbanda foi criada no dia 15 de Novembro de 1908, pelo médium Zélio de Moraes, que ainda muito jovem aos 17 anos de idade iniciou sua missão espiritual com o Caboclo das Sete Encruzilhadas. E através das orientações dele fundou a Tenda Nossa Senhora da Piedade no dia 16 de Novembro do mesmo ano; onde passou a dar consultas, passes e atender a todos que precisam de auxilio espiritual. Nascia alí, a primeira Umbanda do Rio de Janeiro.
A umbanda possui em sua escência, a influência de três culturas principais, trazidas de algumas religiões.
* O cristianismo europeu: que introduziu o sincretismo religioso, pelo fato dos negros na época escravizados não poderem cultuar seus deuses como na África;
* A cultura negra africana propriamente dita, com o culto ao orixá vivo;
* e por fim a cultura vermelha ameríndia dos índios nativos do Brasil na época da colonização, através do conhecimento das ervas, das folhas e da natureza; dendo esta papel principal dentro da religião.
A palavra "Umbanda", é originada da Língua Quimbundo, encontrada em muitos dialetos Bantus, falados em Angola, Congo e Guiné. Seu significado é: - Umbanda: arte de curar (que vem de Kimbanda = curandeiro), ofício de ocultista; magia de curar!
Com a junção dessas três culturas, tornou-se  missigenada; e seus cultos passaram a ser ritimados. E ao som dos atabaques os guias na umbanda vibram, trabalham, dão passes e consultas. Seu lema é a caridade, e sua linha de trabalho é uma só: Fazer o bem! A Umbanda não trabalha para o mal!
E através de seus guias, serem iluminados, encontramos palavras de conforto, orientações e soluções para todos os nosso males!
Saravá Umbanda!! Salve o Caboclo das Sete Encruzilhadas!!!

Yá Vanessa Tì Jagun - 03/11/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário