Por volta de seus quinze anos de idade, Zumbi volta a viver no Quilombo, localizado na Serra da Barriga, em Alagoas. Onde no ano de 1675, o mesmo fora atacado por soldados portugueses, e Zumbi ajuda na defesa dos seus habitantes e se destaca, como um grande guerreiro.
Após algumas batalhas entre soldados portugueses e quilombolas, Zumbi em 1680 aos 25 anos, assume a liderança do Quilombo comandando a resistência; e durante seu "governo" a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias.
Zumbi na condição de um líder ainda jovem, demonstra grande habilidade no planejamento e na organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares.
No ano de 1694 o Quilombo dos Palmares, sofre um grande ataque,e após uma imensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, é totalmente destruída. Ferido Zumbi é capturado pela tropa dos bandeirantes após ser traido por um antigo amigo.
Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695, tornando-se um grande líder da nossa história. Tornou-se símbolo da resistência e da luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial. E o dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário