quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Os Caboclos de Umbanda


Os caboclos na Umbanda são índios e seus descendentes (mestiços, filhos de índios c/ brancos); que no plano astral optaram por uma nova forma de religiosa, mas também pelos serviços assistenciais na superficie terrestre.
Repentinamente os médiuns envolvidos pela energia de dezenas de Guias e caboblos que gritam, batem forte no peito em sinal de presença e reconhecimento da aldeia física onde são determinados à trabalhar. Cumprimentam primeiramente o gongá, depois o guia-chefe do terreiro, e os ogãs. Andam de lá para cá com passos rápidos e firmes, dançam e depois desejam ir para o seu costumeiro lugar no terreiro; onde os cambônos os atendem com charutos e bebidas, ou simplesmente os abraçam, certos de que os conhecem pelos gestos particularesde cada espírito ali incorporado.
A forma de cumprimento dos caboclos é dando um abraço; batem com firmeza ombro no ombro dos visitantes, o direito no esquerdo e o esquerdo no direito.
Os médiuns quando em transe tornam-se aparentemente virís e seguros de sí; arrogantes embora prestativos. Inicialmente são desconfiados, depois de algum tempo de conversa dão apoio e protegem ao consulente naquilo que acham direito, justo e passível de atendimento.
Seus pontos cantados sempre nos reporta a vida nos rios, nas matas e nas caçadas. Os animais, as estrelas, as cachoeiras. as matas e suas ervas milagrosas, e também falam de sua valentia.
Existem mais de trezentos pontos cantados, sendo que alguns são chamados de "Pontos de Raiz": pontos que trazidos pelas próprias entidades.
Os caboclos de Oxossi geralmente tem o costume de assobiar e o estalar os dedos é muito comum entre eles, e tem a finalidade de de renovar energia. Okê bambi o clima!!!

" A mata tava enfeitada, tava toda em flôr
de acássias perfumadas Oxossi
em seu louvor (bis)
Juriti piou,
piou, piou, Juriti piou
salve Oxossi o Rei da Mata
e a Rainha é a Jurema!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário